sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mensagem Final


Durante este mês de Setembro, o MAIS fez centenas de quilómetros, percorreu por várias vezes o concelho e foi a todas as casas com o intuito de apresentar os seus candidatos, divulgar as suas ideias e projectos para os próximos quatros anos de gestão autárquica e, sobretudo, ouvir os Castanheirenses, para se inteirar dos seus problemas e anseios.
 
Deparamo-nos com um concelho desprezado, estradas intransitáveis, aldeias esquecidas, populações abandonadas, vozes amordaçadas e uma sociedade sem alento e empobrecida.

Chegou o momento de dizer basta!

Chegou o momento de voltar a acreditar.

Chegou o momento de restituir a dignidade, a esperança e o sorriso aos Castanheirenses.

Chegou o momento de recuperar o fulgor e as memórias da nossa terra.

Chegou o momento dos Castanheirenses voltarem a exprimir-se livremente, sem receios de ameaças ou represálias.

Chegou o momento da iniciarmos a urgente transformação social e económica de Castanheira de Pera, projectá-la no futuro de forma sustentada, com a dedicação e empenho de uma equipa castanheirense jovem, determinada e preparada para enfrentar os decisivos desafios dos próximos anos.

Ao longo desta campanha eleitoral, o desânimo, o receio e o desespero, conduziram alguns dos nossos adversários a condutas menos adequadas.

Nunca vacilamos. O anseio por um futuro melhor para os Castanheirenses e para Castanheira, venceu todas as adversidades.

O MAIS, agradece a todos os Castanheirenses, a forma como acolheram e apoiaram durante este período, a nossa candidatura, reforçando a esperança e a confiança no nosso movimento, para gerir nos próximos quatro anos, os destinos do nosso concelho.

Porque Castanheira merece MAIS, dia 29 de Setembro vamos votar,

 Movimento Autárquico Independente Salvar Castanheira XVII

Apoio MAIS



Pedro Barjona
 
Como Castanheirense, de agora e de sempre, mantenho-me fiel aos interesses do nosso Concelho.

Quando os tempos são realmente difíceis é altura de fazermos “prova de vida” escolhendo os melhores para os enfrentarem.

Apoio o Movimento Independente MAIS e votarei nos seus candidatos à Câmara Municipal e União de Freguesias.

Setembro 2013
 


MAIS CASTANHEIRA
 
Esperança é acreditar num futuro melhor.

Loucura é pensar que os mesmos vão fazer diferente.
 
MAIS - MOVIMENTO AUTÁRQUICO INDEPENDENTE SALVAR

CASTANHEIRA

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Diário de Campanha


A culpa é da tipografia.
Ontem, li a resposta que o candidato do PS/Fernando Lopes adiantou para a inexistência do seu Programa Eleitoral – “A culpa é da tipografia”.
Mais tarde, na solidão da noite, relembrei a resposta: “a culpa é da tipografia”.
Gosto desta frase. Forte. Objectiva. Esclarecedora. Sintetiza da melhor forma estes oito anos de PS/Fernando Lopes na Câmara. Nada fez, não cumpriu qualquer promessa eleitoral. O desleixo total. O concelho ao abandono. Responsabilidades: da tipografia, claro.
Imagino o candidato Lopes a explicar aos seus eleitores que depois de oito anos de desastre concelhio ainda devem votar nele porque a culpa vai continuar a ser da tipografia.
As responsabilidades nunca são dele – quem alguma vez o procurou na Câmara para resolver qualquer questão conhece bem a sua liderança: não sabe, não viu, não ouviu, vai perguntar, vai esclarecer, depois diz qualquer coisinha.
Ocorre-me que o slogan de campanha de Lopes, em vez do insípido e nonsense “somos por Castanheira”, deveria ser alterado para “a culpa é da tipografia”.
Muito mais poderoso. Mais apropriado.
Começo a acreditar que a sua recandidatura, foi “culpa da tipografia”.
 
Mensagens do passado.
Qualquer candidatura deve emanar e dirigir-se à globalidade da população, incluindo todas as faixas etárias de eleitores para garantir o equilíbrio de interesses. As candidaturas devem congregar apoiantes de todas as idades e situações.
O panfleto do PS/Lopes recorre à publicação de meia dúzia de declarações de apoio. Apoiantes cuja média de idade estará entre os 75 e os 80 anos. Apoiantes bem instalados, todos reformados e que, com certeza, fruto da idade, sentem mais o passado que o futuro. O próprio Lopes está reformado mas não quer largar a Câmara de maneira nenhuma – tem que acabar a obra.
Mensagens de socialistas em dificuldades que acreditam que o Lopes (depois de oito anos a afundar) vai conseguir melhorar a situação – Nenhuma.
Mensagens de Castanheirenses que querem continuar a trabalhar e criar os filhos por cá – Nenhuma.
Mensagens de jovens que vêm a construção do futuro com o camarada Lopes – Nenhuma.
Quem é que na candidatura do camarada Lopes olha para a frente?
 
Programa eleitoral – PS/Lopes.
A falta de programa eleitoral, lá para os lados do PS, por culpa da tipografia (como é sabido), resolve-se com facilidade. Como nenhuma das promessas de há quatro anos foi cumprida, por culpa da tipografia, podem utilizar os programas que sobraram da última candidatura. São tudo promessas perfeitamente actuais.
 
A culpa é da tipografia – outra vez.
A candidatura do PS/Fernando Lopes é uma candidatura fraca e derrotada.
Pela primeira vez, o partido que está no poder não conseguiu arranjar um número de pessoas suficiente para formar listas completas e recorre à repetição de nomes para os diferentes órgãos.
Sintomas claros da putrefacção política em que o PS local se encontra.
Dirá, talvez, o camarada Lopes que se tratou de um erro de impressão – outra vez, a culpa é da tipografia.
Um apoiante do MAIS

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

João Antunes

Presidente da Junta de Freguesia de Castanheira de Pera




Depois de quatro décadas a servir a causa pública, chegou o momento de me despedir de todos vós. 
Agradeço a todos aqueles que me apoiaram  enquanto tive o privilégio de trabalhar em prol de Castanheira e dos Castanheirenses.

Estamos em tempo de Mudança, chegou a hora de dar lugar aqueles que são o Futuro da nossa terra.
Os jovens são o Futuro de Castanheira.

Porque sempre desejei, e continuo a desejar o melhor para o meu concelho, no dia 29 de Setembro vou votar no Movimento Autárquico Independente Salvar Castanheira - MAIS.

Assinado

João Antunes

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Rádio Condestável Cancela debate.


A ausência de um dos candidatos, foi o motivo invocado pela Rádio Condestável para cancelar, ao final da tarde de ontem, o debate agendado para hoje, com os candidatos à Câmara Municipal de Castanheira de Pera.

Há muitos anos que a Rádio Condestável promove estes debates eleitorais.

Em 2009 foram realizados dois, que se transformaram em monólogos, porque apenas um dos candidatos à Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, compareceu.

Estranhamos agora este cancelamento, no ano em que concorrem cinco listas no nosso concelho e a repetição de outro monólogo, estava excluída.

O MAIS Lamenta o sucedido porque acredita, ao contrário de outras candidaturas, que hoje privilegiam a falta de informação e se escondem atrás do silêncio, de que este seria o momento esperado pelos castanheirenses, para ouvir um debate sério e esclarecedor, de ideias e opiniões sobre o futuro do nosso concelho.

Programa Eleitoral do MAIS Castanheira

O MAIS apresenta o seu Programa de Candidatura, intencionalmente aberto à participação de todas as pessoas, sem preconceitos nem sectarismos, imprescindível à construção de um concelho moderno, atractivo, coeso e desenvolvido, onde a qualidade de vida se constitua como factor de fixação de pessoas.

Os Castanheirenses, orgulhosos das suas memórias, herdeiros de uma tradição de luta constante contra as adversidades, serão seguramente, capazes de, num desígnio colectivo, voltarem a mobilizarem-se para a recuperação da economia e do prestígio concelhio, perdidos nestes últimos oito anos, no período mais triste e improfícuo da nossa história, encontrado respostas inovadoras para a necessária criação de riqueza, de desenvolvimento e de coesão social.

Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo

Inovação
- Criação de uma incubadora de empresas, para que jovens empreendedores se possam instalar e ter acesso a todos os apoios e informações.
- Criação do gabinete de apoio ao visitante do concelho, com todas as informações sobre ofertas locais e eventos anuais.
- Potenciar a diversificação Industrial tirando partido da A13 e dos edifícios industriais devolutos, propriedade da Câmara Municipal.
- Garantir a implementação de programas de formação profissional com especial atenção ao contexto laboral do concelho.

Promoção do concelho
- Restruturar e inovar o funcionamento da Empresa Municipal Prazilândia com vista a uma maior rentabilização dos recursos e promoção do concelho.
- Promoção, de quatro tipos de turismo, adequados à singularidade da nossa região: Turismo de Recreio, Turismo de Repouso, Turismo Desportivo, e Turismo Paisagístico.
- Promover fóruns com os estrangeiros radicados no concelho, com o objectivo de divulgação do nosso concelho nos seus Países de origem.
- Divulgação adequada e eficaz no País, das potencialidades turísticas do concelho.
- Colocação de sinalética turística no concelho.

Competitividade
- Propor a suspensão do pagamento de taxas municipais e licenças como estímulo à revitalização do comércio e empresas locais.
- Propor a redução da taxa do IMI.
- Acompanhamento das empresas residentes no concelho, com objectivo de garantir a sua prosperidade.
- Interacção com os emigrantes com o objectivo de captar investimento no concelho.

Agricultura
- Criação de uma bolsa de terras, de forma a diminuir as áreas deixadas ao abandono, potenciando esses terrenos para aluguer a jovens agricultores / investidores no sector primário

URBANISMO E GESTÃO DO TERRITÓRIO MUNICIPAL

- Conclusão da execução do PDM.
- Elaborar candidaturas a projectos de requalificação e criar condições aos particulares, para a recuperação da zona histórica da vila.
- Requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo num moderno Pavilhão Multiusos.

- Construção de bancada e balneários no Estádio Dr. José Fernandes Carvalho.

- Requalificação das escolas primárias devolutas, para aproveitamento turístico no espaço rural.
- Reabilitação dos Campos de Tiro.

- Construção de um Parque de Campismo e Caravanismo, dotando-o de infra-estruturas necessárias à permanência de turistas todo ano.
– Criação de um espaço de lazer nas Piscinas Municipais.
- Construção de ciclovias no perímetro da vila.
- Renovar laços destruídos com a Fundação Bissaya Barreto no sentido da reabilitação da Casa da Criança D. Leonor e do Jardim.
- Ocupar e gerir de forma integrada a Praça da Notabilidade, espaço nobre da vila.
- Requalificação do edifício da Cova das Malhadas, para servir de apoio a desportos de montanha.

- Requalificação do Casa do Soares para a criação de um pólo de formação florestal / agrário.
- Requalificação das redes rodovia do concelho.
- Reabilitação dos pavimentos da zona histórica da Vila
- Criação de um Canil Municipal.
- Criação do Passeio dos Navegantes (villa Praia – ponte da fervença).

Ambiente, Espaços Verdes e Floresta

- Intervenção de limpeza e recuperação ambiental da Ribeira de Pera, para se constituir num pólo de desenvolvimento turístico sustentado.
- Recuperação do S. João da Mata
- Gestão da reserva de caça municipal;
- Criação de uma fossa de transição para monos.
- Criação de circuitos de recolhas de resíduos urbanos diferenciados e indiferenciados de forma a minimizar o impacte ambiental.
- Limpeza das vias públicas.
- Implementação da Rede Primária e Secundária de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
- Potenciar o cultivo de espécies florestais que ajudem a compartimentar o território florestal (castanheiros, carvalhos, choupos, cerejeiras, áreas agrícolas, etc...) minimizando o impacto dos incêndios florestais.


Cidadania, Cultura, Desporto e Laser

- Elaboração de um estudo de viabilidade para criação duma estrutura turística de Outono/Inverno na Serra da Lousã.
- Promover desportos de montanha na serra.
- Criar espaços para a prática de desporto ao ar livre
- Criar percursos de BTT.
- Criar caminhos pedestres na Serra da Lousã e ao longo da Ribeira de Pera
- Elaborar o guia dos caminhos pedestres
- Criar o Festival do Gelado
- Garantir um serviço público eficaz.
- Promoção de uma interacção com a população das aldeias
- Reactivar e trabalhar com as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas do Concelho, apoiando as suas iniciativas.
- Colaborar na formação cultural dos jovens através da oferta/promoção de espectáculos e actividades de cultura.
- Estimular iniciativas de voluntariado.

Acção Social, Educação e Saúde

Educação
- Adaptar os tempos de permanência dos alunos nos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias.
- Manutenção das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
- Promover o intercâmbio com outras escolas visando o acesso a novos conhecimentos.
- Garantir o transporte escolar a todos os alunos.
- Apoiar todas as crianças em situação económica desfavorável.
- Fornecer alimentação gratuita a todas as crianças que frequentem o ensino pré-escolar e básico.
- Criação de um Centro de Estudo Acompanhado.
- Criação de Banco de Livros Escolares.


Acção social
- Incentivar e apoiar as IPSS locais no apoio ao idoso, principalmente os que vivem sozinhos, na prestação de cuidados de necessidades humanas básicas.
- Proposta da criação de um cartão social que promova a acessibilidade de todos aos recursos, aos direitos, aos bens e serviços.

- Dinamizar as parcerias existentes que facilitem as relações institucionais e permitam uma intervenção social célere, integrada e multidisciplinar.

Saúde
- Defender a existência do serviço público de saúde.
- Prevenção e promoção da saúde através da divulgação e implementação de medidas de apoio social/saúde.- - Incentivar a criação de uma unidade móvel que percorra o concelho com vista ao apoio domiciliário de saúde.
- Criar as condições necessárias para a existência de uma unidade para cuidados continuados integrados de saúde.
- Participar em parcerias público-privadas na área da saúde.

Segurança e Protecção Civil

- Dinamização e optimização do Serviço Municipal de Protecção Civil.
- Beneficiação dos estradões e caminhos florestais;
- Beneficiação e criação de pontos de água, dotando-os de características mistas para que possam ser usados por meios aéreos e terrestres;
- Criação / manutenção da rede de linhas de contenção para os incêndios Florestais e mapeamento das mesmas;
-Actualização do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do município;
Elaboração e actualização de cartografia de risco e sua inserção no PDM;
Implementação de Projectos de ocupação dos tempos livres para os jovens, para que estes sejam parte integrante no processo de vigilância aos incêndios florestais
Apoio à investigação e estudo nos incêndios florestais com entidades responsáveis pelo ensino.


Junte-se a nós por MAIS Castanheira

Dia 29 de Setembro
VOTE 
Movimento Autárquico Independente Salvar Castanheira