terça-feira, 30 de julho de 2013

Candidato II


Assembleia Municipal

No próximo dia 29 de Setembro de 2013, os castanheirenses vão ser chamados novamente a votar, elegendo quem vai ter a responsabilidade de gerir os destinos do município nos próximos quatro anos.
É o momento do acerto de contas, o momento para verificar o que foi feito e o que, não obstante prometido, ficou por fazer.
É um momento de reflexão, um momento de evitar a repetição de novas e vãs promessas, de novas ilusões, criadas através da utilização de atraentes técnicas de comunicação, habilmente manipuladas pelos atores habituais, que colocam os interesses e a disciplina partidária à frente dos interesses da população.
 
Mas é também um momento de viragem, um momento de colocar um ponto final no conformismo reinante e de arregaçar as mangas para reposicionar Castanheira de Pera na rota das oportunidades.
 
É tempo de acreditar, tempo de mostrar que há jovens, homens e mulheres, dispostos a participar ativamente para demonstrar que Castanheira tem futuro e que é bom viver em Castanheira de Pera.
 
O Movimento Autárquico Independente Salvar Castanheira - MAIS é um projeto de castanheirenses para os castanheirenses, um projeto de mudança que coloca as pessoas no centro das decisões, em absoluta prioridade, ouvindo as suas sugestões e opiniões, as suas críticas, projetos e ambições, em completa parceria, numa dinâmica de renovação e evolução.
 
É preciso salvar Castanheira!

Paulo Lourenço

 
Nota: Paulo Lourenço é Advogado, Professor Universitário e o actual Secretário Geral da Federação Portuguesa de Futebol. Visita-nos regularmente há mais de duas décadas e conhece muito bem a realidade do nosso Concelho.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Candidato I


Câmara Municipal

 

Caros Castanheirenses,

Aproximam-se mais umas eleições autárquicas e em democracia, o voto assume-se como uma importante forma de sancionar as políticas e os governantes, contribuindo para a mudança. Esta é a oportunidade para os cidadãos, exercerem o direito e o dever cívico, de eleger aqueles que os irão representar nos próximos quatro anos.
 
Infelizmente, os números mostram-nos que a realidade tem sido bem diferente. No nosso concelho em particular, no último acto eleitoral, por cansaço, cepticismo ou descrença nos habituais actores políticos, cerca de metade dos eleitores, optaram pela abstenção. 

Na verdade, os últimos oito anos, são o melhor exemplo do que não se pode, nem deve fazer, na administração autárquica. Uma prova persistente de desmotivação e incapacidade, alteraram o rumo deste concelho, transformando-o num dos mais pobres e maltratados do País e talvez tenha sido esta infeliz realidade, que contribuiu fortemente, para afastar cada vez mais os Castanheirenses da actividade política.

Mas, porque a democracia exige o empenho e a participação de todos, para melhorar a qualidade de vida na nossa sociedade e a nossa consciência não nos permite continuar inactivos, a assistir confortavelmente à delapidação das nossas riquezas, bens e à destruição do nosso património, foi criado recentemente e pela primeira vez na história deste concelho, um movimento de cidadãos independentes, livres, provenientes da sociedade civil, que irá candidatar-se às próximas eleições autárquicas e que creio sinceramente, ser a única opção, para motivar todos aqueles que como nós, já não se revêem, nem acreditam, na actual classe política.

Porque acredito que os interesses públicos devem prevalecer sobre os interesses particulares. Porque cresci, investi, trabalho e desejo continuar a viver em Castanheira de Pera e acho imperativo, sem falsos discursos, sem falsas promessas, consciente das adversidades, mas com esperança, determinação, trabalho, competência e honestidade, inverter a actual situação desastrosa de paralisia insustentável no nosso concelho, decidi aceitar o desafio, de me candidatar ao cargo de Presidente do Município pelo MAIS - Movimento Autárquico Independente Salvar Castanheira.

Miguel Barjona

 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Imagens…


Há imagens que valem mil palavras.

As que vamos divulgar (poderiam ser muito mais, mas não queremos enfadar os leitores), não necessitam de comentários para percebermos a mensagem que passam.

 
Avenidas Verdes
(terreno camarário cheio de silvas e ervas)



 

Entrada dos Moredos 

 

Casa da Criança Rainha Dona Leonor
Ex libris de Castanheira de Pera
(edifício devoluto e em estado de degradação)

 
 
 
 
 
Mural da Rotunda nas Avenidas Verdes

 

 

Poço Corga
Parque de Merendas
(ervas por cortar e ramos de arvores no chão)

 

Piscinas Municipais
(abandonadas, destruídas e um perigo para a saúde pública)

 

 

Praça da Notabilidade
 
 

Jardim Bissaya Barreto
(outrora, considerado um dos 3 mais belos do país)
 


 


 
 
 
 
Parque Industrial do Safrujo
(entrada e piso)


 


 
Urbanização das Piscinas
(passeios engolidos pelo matagal)
 



Museu do Corga
Um dos locais turísticos do concelho
(encerrado durante todo o ano e com lixo no interior)
 

 
 

Entrada na Vila de Castanheira de Pera


Talvez o senhor Fernando Lopes aproveite estas fotos para fazer Postais Ilustrados, pois julga que é com esta política de desmazelo, incúria, desleixo e falta de brio sem limites, que se promove e divulga, sobretudo um concelho que se quer afirmar como um destino turístico.

Para o MAIS, estas imagens são proibitivas e em nada dignificam os Castanheirenses. Apenas revelam a inércia e o conformismo injustificável, dum executivo municipal moribundo, que conduziu o nosso concelho, nos últimos oito anos, a um estado deplorável de degradação.
 
 
Nota: Informamos os nossos leitores, de que por motivos de força maior, o nosso blog vai ficar sem actividade durante três semanas. Voltamos no final de Julho.